Poupador, Apostador ou Investidor?...
Qual você acha que é?!...

A gestão do dinheiro, foi sempre considerada como uma questão inteiramente racional
…ainda que a realidade mostre-nos que, cada vez que tomamos decisões financeiras ( investimentos ),elas são normalmente baseadas em dois fortes sentimentos: o Medo e a Ambição.

O Medo, é uma emoção caracterizada por uma intensa sensação desagradável, geralmente causada pela percepção de uma ameaça, real ou suposta, presente ou futura. É uma emoção primária que deriva da natural aversão ao risco ou ameaça, e é observado tanto em animais como em seres humanos.

A Ambição, "ardente desejo de conseguir poder, riqueza, dignidade ou reputação".

O principal problema da ambição, não está no louvável desejo de prosperar, nem na preocupação saudável de aspirar a um melhor nível de vida, dentro de limites razoáveis, mas sim na ganância, que converte a sua própria vida em luta, violência e actividade febril, para obtenção de riqueza pessoal, louvor, admiração, etc. A ambição sem limite, como conduta e estilo de vida, não é apenas um dos mais sérios obstáculos para a felicidade humana, mas pode enfraquecer e destruir o carácter do homem e seus mais nobres princípios.

De acordo com o sentimento que controla o momento de tomar as nossas decisões financeiras, podemos encontrar-nos em qualquer uma das seguintes categorias:

Poupador Tradicional

É o tipo de pessoa que reserva parte do dinheiro que recebe, para futuras necessidades…
… esta pessoa, poupa uma pequena quantidade de dinheiro, de uma forma regular, na esperança de que um dia, esse dinheiro tenha-se multiplicado ao ponto de, proporcionar-lhe o estilo de vida desejado
…mas a realidade é que, essa acumulação de capital, por norma, demora uma vida e os únicos beneficiados dessa estratégia, serão os seus herdeiros!
A principal característica dos Poupadores Tradicionais é o sentimento de medo, e essa é a única razão pelo qual, os seus interesses financeiros se resumem a investimentos de baixo risco e baixa taxa de retorno, como são por exemplo as contas poupança, ou os títulos públicos.

Apostador

Ele vê o mercado financeiro ou outro tipo de investimento de risco, da mesma forma que olha um casino ou joga na lotaria. É pura sorte. É jogar os dados e rezar
não analisa o investimento, deixa-se levar pelo descontrolado sentimento da ganância, e envolve-se em qualquer negócio com a perspectiva de lucros elevados, sem equacionar os riscos
…Tornando-se um vício, vende os seus bens, e pede créditos para apostar…
…quando perde, culpa os outros, tentando argumentar com o engano e a fraude, para desculpar as suas irresponsabilidades…

Investidor

Pessoa ou entidade que aplica os recursos financeiros, a fim de obter benefícios futuros. O investidor, está totalmente ciente da necessidade de investir. Está activamente envolvido nas suas próprias decisões de investimento. Tem um plano de investimento a médio/ longo prazo, devidamente estudado e delineado, para atingir os seus objectivos financeiros. Investe na sua formação, e aproveita perspicaz e sabiamente, todas as oportunidades de investimento.
O investidor não se deixa paralisar pelo medo, e não toma decisões baseadas na ambição e na irracionalidade
…o investidor analisa o risco, assume-o e controla-o, procurando retornos de curto prazo.

Obviamente, estar envolvido com esta empresa, implica ser e ter, mentalidade de investidor. Não tomar decisões baseadas em ambições gananciosas, nem deixar que o medo nos paralise!

Vou apresentar-lhes algumas recomendações que, irão ajudá-lo a atingir os seus objectivos:

1º. Aconselhe-se profissionalmente sobre as questões fiscais. As retiradas de investimentos e rendimentos, implicam procedimentos de nacionalização do dinheiro e de gestão fiscal, o que implica o apoio de um contabilista para a declaração dos impostos correspondentes.

2º. Leia atenta e totalmente o contrato de investimento, e uma vez entendido, tenha a certeza que é o tipo de investimento que pretende fazer. Se não concordar ou sentir alguma insegurança com os termos do mesmo, talvez esta oportunidade, não seja para si!

3º. Determine uma estratégia para o retorno do investimento a curto prazo. Alcance o seu ponto de equilíbrio. A ideia é que o capital investido seja recuperado no mais curto espaço de tempo possível, quer fazendo retiradas mensais ou semestrais.
Quando o seu investimento estiver recuperado, você atingiu o ponto de equilíbrio, e daí em diante, você começa a beneficiar do investimento.

4º. Se possivel, invista a 6 meses, e retire os seus rendimentos semestralmente, é muito mais prático e inteligente do que fazer retiradas mensais, que exigem gestão operacional da sua conta ( retiradas, reinvestimentos, transferências )…
…e ainda, pagamento de custos dos intermediários financeiros bancários, 12 vezes por ano.
A retirada a cada seis meses, facilita o funcionamento da sua conta, os custos são pagos apenas 2 vezes por ano e, além disso, a empresa compensa a sua confiança, oferecendo retornos mais elevados.
Investidores inteligentes, não olham só para o retorno do investimento, mas também para o custo da sua obtenção.

5º. Recorde sempre a estratégia de saída, quando realizar o investimento. Seu capital, só é verdadeiramente produtivo, quando for alcançado o ponto de equilíbrio, o que significa dizer, quando suas retiradas de rendimentos ou comissões, superarem o total de seus investimentos. Essa deve ser sua meta inicial.
O Investidor inteligente, sabe que seu principal objectivo é recuperar seu dinheiro no menor espaço de tempo possível. Uma vez alcançado esse objectivo, você pode considerar-se realizado no sistema, assim como o seu investimento passa de alto risco para risco zero.

6º. As estratégias de investimentos, operam-se racionalmente e são calculáveis. Utilize um organizador, onde figure o capital investido, os rendimentos gerados e as datas de retorno. Sem este tipo de controlo, você realmente é um apostador.

PONTO DE EQUILÍBRIO DO INVESTIMENTO
INVESTIMENTO INICIAL = RETIRADA TOTAL

7º. Faça retiradas frequentes, depois de recuperar seu capital inicial. Não fazendo-o, você vai vivendo uma fantasia. Após atingir o ponto de equilíbrio, inicia-se o verdadeiro crescimento económico.
Esta empresa, é uma oportunidade para alavancar o seu capital, e levá-lo ao objectivo que é, alcançar a liberdade financeira.
Lembre-se que, a liberdade financeira é alcançada quando, rendimentos passivos de investimentos sólidos e seguros, superam o total dos seus gastos. É importante ter em mente que cobrir as suas necessidades básicas, com recursos provenientes de investimentos em mercados de alto risco, não é a melhor estratégia.
Esses investimentos, são recomendados para ajudar a criar riqueza, a curto, médio e longo prazo.
O ideal é que, seu actual estilo de vida seja suportado com o seu trabalho e investimentos tradicionais ( Tipo poupador ), enquanto consegue resultados sólidos e consistentes em mercados de maior risco ( Tipo Investidor ).

8º. Capacite-se sobre questões relacionadas com a inteligência financeira. Um investidor inteligente, sabe que num mundo de constantes mudanças, investir na formação em temas financeiros, é vital para atingir os seus objectivos económicos, mais rapidamente. Invista 10% dos seus lucros em temas que lhe permitam aumentar o seu coeficiente financeiro. A quantidade de dinheiro que você pode gerar é proporcional ao nível económico que a sua mente está preparada para aceitar.

CONSELHOS DE GRANDES INVESTIDORES

a) Melhore o seu conhecimento sobre investimentos;
b) Investigue antes de investir;
c) Se você tiver clareza e confiança, decida-se;
d) Invista, não aposte e nem faça testes;
e) Diversifique o seu portfólio de investimentos;
f) Não disperse: concentre-se em poucos programas;
g) Não seja ganancioso: retire os seus lucros regularmente;
h) Pelo menos 50% de sua carteira deverá estar em programas conservadores estáveis;
i) Não gaste mais do que 10/20% de sua carteira em programas agressivos de alto risco;
j) Não se conduza pela emoção.

Espero ter sido claro e motivador...
...abraço, Spread.

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati