Como são e como funcionam?...


São três os tipos de gráficos mais usados: gráfico de linhas (line), gráfico de barras (bar) e gráfico de velas japonesas (candlestick).

Eu uso o gráfico de velas, pois é o tipo de gráfico mais popular e amplamente utilizado. Este gráfico revela coisas que não são visíveis em outros gráficos. Ele dá informações completas sobre o preço no mercado e, assim, ajuda a entender melhor e prever os movimentos futuros dos preços.

Devido à sua aparência de vela, fornece mais informações do que qualquer outro gráfico com linha ou barra...
...a vela, possui um corpo e revela-nos o High, Low, Open e Close de um preço, num espaço de tempo específico...
...a cor e o tamanho do corpo, fornece aos negociadores um conjunto suplementar de informações do preço...
...a maior parte da vela, o corpo, representa um intervalo de preços entre o Open e Close.
Quando aberto, se o preço está acima do último close, o corpo da vela está preenchido.
Quando aberto, se o preço está abaixo do último Close, o corpo da vela está oco.
Resumindo, o corpo da vela "preenchido", vai indicar-nos que o preço caiu e "oco", que o preço subiu.



Descrevem também duas forças opostas no mercado que são os compradores e vendedores (também chamados de touros "bulls" e ursos "bears"). Touros (compradores), são os negociadores que puxam os preços para cima e os ursos (vendedores) empurram os preços para baixo...
...assim, as velas "preenchidas ou ocas", mostram num determinado momento quem está no controlo do mercado.
O tamanho da vela indica-nos também, quão forte é a pressão de quem compra ou de quem vende.

Uma vela longa, simboliza uma forte pressão no mercado (compra ou venda), enquanto uma vela curta significa que compradores e vendedores estão em consolidação e a pressão é fraca.
As "shadows" das velas (caudas ou mechas), revelam a actividade de compradores e vendedores...
...a "shadow" superior, mostra a actividade dos compradores, tentando puxar o preço para cima. ..
...a "Shadow" inferior, representa a actividade dos vendedores, a empurrar o preço para baixo.
As "shadows" longas, significam uma alta actividade, vinda de ambos os lados (compradores e vendedores), enquanto eles tentam puxar o preço para o seu lado.

Por exemplo, uma vela com uma "shadow" superior pequena e uma "shadow" inferior grande, indica a um negociador que, no início, os vendedores eram dominantes e forçaram o preço a descer, mas sob a pressão dos compradores, acabou por inverter-se no final da sessão de negociação.
Uma vela com uma "shadow" superior grande e uma "shadow" inferior pequena, indica-nos que, inicialmente os compradores começaram por assumir as negociações, puxando os preços para cima, mas acabariam por ceder a sua posição, no final da sessão de negociação, por forte oposição dos vendedores.

Uma vela sem "shadows" indica que, os compradores (no caso de uma vela oca) ou vendedores (vela preenchida), foram dominantes durante toda a sessão...
...uma vela que não tenha ou tenha um pequeno corpo, e ao mesmo tempo, "shadows" pequenas, mostra que a negociação está muito fraca e lenta, e que existe uma grande indecisão entre compradores e vendedores.

A vela "Doji", caracteriza-se por não ter ou ter um corpo muito pequeno e longas "shadow"s. Forma-se quando os compradores não são capazes de superar a pressão dos vendedores, e vice-versa, resultando num empate, sendo o preço de abertura igual ao preço de fecho.


O primeiro olhar para um gráfico de negociação, geralmente informa os negociadores de muito pouco ou quase nada, relativamente á actividade do mercado. Então o negociador, deve tentar transformar esse gráfico com informações indefinidas e confusas, numa imagem clara e tranquila, para poder operar.

Qualquer análise inicia-se com a definição da tendência do mercado.
A regra de ouro no mundo da negociação diz: "Negoceie sempre com a tendência do mercado"...

...abraço, spread.

These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati